©  2019

  • Facebook
  • Instagram

Av. Cristiano Machado 1682 sala 1001 - Cidade Nova.

Belo Horizonte, MG  31170-024

Tel: 31-99176-1430

   psicologabh

 

psicologabh

Dúvidas Frequentes

Quando devo procurar um psicólogo?

Não existe uma regra que determine quando se deve procurar a ajuda deste profissional, com excessão dos casos em que é feito um encaminhamento por parte da escola, de um médico ou de outro profissional da saúde. Geralmente o psicólogo é procurado diante de qualquer dificuldade que cause incômodo e que a pessoa não consiga superar ou solucionar sozinha.
O imprescindível ao escolher um profissional para atendê-lo é eleger alguém que te inspire confiança e segurança, para que assim você se sinta a vontade durante as consultas e para que eles possam surtir efeito.  É importante também que o indivíduo sinta a necessidade de ser atendido e esteja disposto a mudar.

Posso consultar com meu amigo ou familiar psicólogo?

Não. É contra a ética profissional do psicólogo atender pessoas conhecidas, ainda que sejam pouco próximas.

 

 

 

Não, apenas os médicos podem medicar. Se o psicólogo identificar a necessidade de introdução medicamentosa  durante o tratamento, ele pode encaminhar o cliente a um psiquiatra para que estes profissionais trabalhem em conjunto.


O psicólogo não te dará conselhos nem irá dizer o que você deve fazer. Em um processo psicoterapêutico, a função do psicólogo se assemelha à de um espelho, na medida em que ele auxilia o cliente na obtenção de autoconhecimento, novos olhares e perspectivas sobre si mesmo e sobre sua vida para que o próprio paciente consiga encontrar uma melhor maneira de lidar com seus conflitos ou dificuldades. No entanto, para  que o psicólogo auxilie o cliente é imprescindível que a pessoa esteja disposta a ser ajudada.

A primeira diferença entre o psicólogo e o psquiatra está na formação. Para ser psiquiatra é necessário estudar Medicina e se especializar em Psiquiatria. E para ser psicólogo, é preciso estudar Psicologia. 
Já o psicoterapeuta é um profissional graduado em psicologia que trabalha com a psicologia clínica. Entretanto, para ser psicoterapeuta não é exigida ao psicólogo uma especialização em psicoterapia ou um novo título, como é essencial ao médico que pretende atuar como psiquiatra.
Outra diferença está na atuação destes profissionais. Diferente do psiquiatra e do psicólogo psicoterapeuta, um psicólogo não atua necessariamente no ramo da saúde podendo eleger outras áreas como, por exemplo, a psicologia organizacional.
No campo da saúde, o tratamento oferecido pelo psicólogo que atua como psicoterapeuta é influenciado pelas ciências humanas e baseia-se nas relações sociais e no indivíduo, enquanto o tratamento psiquiátrico é predominantemente baseado no modelo organia e na introdução medicamentosa.

Já o psicanalista é o profissional que trabalha não somente os fenômenos conscientes como principalmente aqueles insconscientes: atos falhos, análises de sonhos, chstes. Este profissional precisa ser comprometido com a psicanálise e seu frequente estudo, podendo ser graduado em medicina, psicologia ou outros diversos cursos. Para tanto, é necessário também que tenha se submetido ao processo de análise.

Também não existem regras sobre o que deve ser dito pelo cliente durante a sessão psicoterápica. A pessoa pode falar aquilo que sentir vontade, ou seja, o que vier à sua cabeça, evitando censuras.
Caso o paciente encontre dificuldades para iniciar a fala no primeiro contato com o psicólogo, optar por dizer o que o trouxe até o consultório pode facilitar o diálogo.

 

Não. O psicólogo está resguardado sob sigilo profissional de acordo com o Código de Ética do Psicólogo.

Este profissional pode receitar medicação?

O que o psicólogo fará por mim?

Qual a diferença entre psiquiatra, psicólogo, psicoterapeuta e psicanalista?

O que devo dizer em uma sessão de terapia?

Outras pessoas saberão o que for dito ao psicólogo?